quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Solidariedade e evolução

Tudo está em constante progresso e transformação. Com a lei de causa e efeito, sabemos que tudo é interdependente, ou seja, influenciamos e somos influenciados o tempo todo. Para as doutrinas orientais, isso não é novidade, mas para a mentalidade científica atual, reconhecer a influência do sujeito em relação ao objeto, por meio da física quântica, é um grande avanço. Agora, o que falta é os governantes dos grandes impérios econômicos perceberem que toda exploração que fizerem do planeta, sem levar em consideração um projeto sócio ambiental autossustentável, acarretará em prejuízo para todos.
Claro que a humanidade progrediu, com relação à ética. Antigamente, havia uma ambição desmedida para a colonização, sem falar na escravidão e outros horrores. Porém, se compararmos com a evolução material que a humanidade conquistou, ainda estamos muito atrasados espiritualmente. Portanto, não podemos perder mais tempo.Precisamos, em primeiro lugar, olhar para dentro de nós e perceber quais valores e paradigmas nos impulsionam à evolução e quais precisamos erradicar da nossa alma.
Mais do que nunca, este é o momento de arregaçarmos as mangas e trabalharmos pelo bem social. Comece por si mesmo. Conhecendo-se melhor, você saberá como educar seus filhos. 
Então, sinta a família universal que somos e estenda seus braços a todos, indistintamente. Envolva-se com trabalhos de assistência e promoção social em creches, asilos, centros de reintegração social, palestras, enfim, com aquele que tiver mais afinidade. Se todos nós procurarmos crescer juntos, influenciando-nos positivamente, nossas relações irão se tornar cada vez mais equilibradas.
Precisamos estar vigilantes, tomarmos muito cuidado com aqueles que somente buscam a fé raciocinada esquecendose da fé com obras, consequência de uma renovação interior.
A divulgação da doutrina espírita não depende apenas de nós, mas, principalmente, de você. Cada atitude coerente com os princípios espíritas que vivemos em nosso dia a dia é a forma mais sincera de divulgar o Espiritismo. Sabemos de nossas limitações, mas não podemos nos acomodar. A disposição para o Bem é um compromisso íntimo que o espírita assume conforme caminha pela estrada da evolução.
Como disse Jesus, o Reino de Deus está em nós. O reino é a consciência, essência do espírito, e a chave para abrir a porta é o autoconhecimento. Quando formos realmente solidários com todos, na construção do Bem comum, resultado do processo de autodescoberta, já teremos dado um grande passo em nossa jornada evolutiva.
Que a Revista Cristã de Espiritismo possa continuar a crescer sempre e que você, leitor, cresça junto. Só assim seremos uma única família. Paz e luz!

Por Victor Rebelo - Editor-chefe Vivência espírita
Nas bancas: Edição 99
www.rcespiritismo.com.br
Revista Cristã de Espiritismo e Caminho Espiritual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palestras da Yara

Palestras Espíritas proferidas por Yara Moraes Rapini Zalaf